segunda-feira, 8 de novembro de 2010

OLHO VIVO NOS DETALHES

O trabalho desenvolvido na disciplina de Pesquisa de Moda II denominado Olho Vivo nos Detalhes teve como objetivo capturar através de fotos, imagens de detalhes nas ruas como texturas de parede, flores e folhagens, grades, uma rachadura com formato interessante, qualquer detalhe que chamasse a nossa atenção.

Sendo assim foi disponibilizado um tempo da aula para que nós pudéssemos ir à busca desses detalhes.

Com as imagens já capturadas foram escolhidas seis delas para servirem como fontes de inspirações para a criação de seis rapports que originaram duas estampas com efeito barrado, duas efeito pois e duas efeito listra.


Dando continuidade ao trabalho foram desenvolvidos seis croquis utilizando as estampas criadas com inspirações nas fotos retiradas dos detalhes.

Para finalizar foi escolhido um  croqui com estampa efeito barrado, um com  efeito pois e um listra  desenvolvidos com o uso das estampas e postado no blog para mostrar as criações.








Espero que tenham gostado.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

POIS - Versão Míni e Máxi em Alta.

Clássica da década de 1950, símbolo do look pin-up da época os pois estão em alta para a alegria das adoradoras desta estampa.




As versões mínimas apresentam a maneira tradicional remetida ao estilo vintage e é mais clean. Já as grandes são mais modernas. O biquini com fivela de metal da Adriana Degreas é meu favorito. Lindo!



Biquìni com fivela de metal, Adriana Degreas. 

Combinado a listras, florais, bichos, a estampa de bolinhas fica bem atual.






Para construir um look romântico o ideal é usá-las com os pretos e brancos em peças delicadas.



domingo, 26 de setembro de 2010

Pesquisa In Loco - Vitrines

Dando continuidade ao trabalho iniciado nas vitrines do calçadão de Araranguá, seguimos agora às vitrines dos shoppings de Criciúma.

A pesquisa foi realizada no dia 17 de setembro de 2010, onde o enfoque das vitrines estava apresentando a coleção primavera/ verão já para a nova estação.

Apesar da resistência de alguns shoppings em permitirem a análise das vitrines conseguimos visualizar e concluir uma atenção especial na composição das vitrines em relação ao resultado que obtivemos em Araranguá.

A maioria das lojas seguem um padrão e atendem um amplo público, femino e masculino, que muitas vezes parte dos 18 aos 40 anos e também uma moda mais jovem de 15 à 25 anos. Sendo o estilo proposto pelas marcas de acordo com o público alvo e o estilo que se propuseram.

As lojas em geral possuem uma proposta mais clean, sendo pouquíssimos os casos de sobrecarga na vitrine e trabalhando um pouco mais também com as tendências de peças-chave e propostas de cores e combinações.

Apesar dos altos números de manequins nas vitrines a harmonia apresentada pelas peças de roupas sustentaram o equilíbrio das vitrines, nos apresentando várias tendências separadas por grupos de manequins  que apresentavam a mesma proposta de maneiras bem diferentes para agradar aos diversos estilos.

Definitivamente roupas soltas, poluem o visual da vitrine, o cuidado com este tipo de exposição é bem delicado, geralmente agrega negativamente.

Os preços nas vitrines eram condizentes ao público alvo de cada marca ou loja, pena que algumas lojas ainda não tenham se adequado às normas e não apresentam os preços expostos.

O conceito geral das lojas foi bom, todos trabalharam com flores e objetos que remetem a chegada da primavera marcada para a semana. O resultado  foi de grande valia proporcionando experiência em pesquisa de moda, tão importante para o processo criativo e de desenvolvimento de uma roupa.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eterna Top Model

Silhueta voluptuosa e sorrisos perfeitos a misteriosa barbie surge em 9 de março de 1959, criada pelo designer Jack Ryan. Primeira boneca adulta na história do brinquedo, foi oficialmente lançada como uma modelo vestida com as últimas tendências da moda.


Primeira boneca nos anos 60 (1959),  maiô listrado em preto e branco.


A versatilidade em segmentos como vestidos de noite, jeans, tailleurs, trajes de banho, passeio, esporte, entre outros e acessórios como bolsas, sapatos, óculos de sol, utilizados pelos diversos estilistas e grifes como Pierre Balmain, John Galiano, Jean Paul Gaultier, Gucci, Hermès, Marc Jacobs, Manolo Blahnik e ainda no Brasil Alexandre Herchcovitch em 1999  que vestiram a Barbie aproveitaram o sucesso da boneca para agregarem ainda mais estilo a top model mais vendida do mundo.




Além disso foi desenvolvida a casa da Barbie, móveis, carros de luxo (porche vermelho conversível, Cadillac rosa), outros confortos sempre luxuosos, o namorado Ken, e várias amigas.

Barbie e seus criadores, o casalRuth e Elliot Handler

Afinal quem já não passou horas arrumando a casa da barbie, trocando suas roupas, juntamente com as amigas. Bons tempos!

Barbie vestida pela Bulgari

Felizmente a top model cinquentinha ainda está entre nós acompanhando claro, as tendências da moda.


Para quem quiser conhecer a história, os estilistas que já vestiram a boneca o livro de referência é: Beigbeder, Fréderic. Barbie. Editora Cosac & Naify, São Paulo, 2000. 

domingo, 29 de agosto de 2010

Pesquisa In Loco

Nós, alunos do Curso de Produção de Moda do IFSC - Campus Araranguá estamos realizando uma pesquisa referente a composição visual das vitrines no comércio sendo iniciada no calçadão de Araranguá.
No dia 20 de agosto saímos às ruas, sendo possível identificar o público alvo e o estilo proposto por todas as lojas, que apesar de trabalharem com vários públicos e segmentos possuem ambos bem definidos.
A finalidade de uma vitrine é atrair o cliente para dentro da loja. Por isso é preciso compor de maneira bem atrativa e não com sobrecarga para mostrar a variedade de produtos.
A harmonia na composição visual deve apresentar proposta de cores, a estação do ano, peças e artifícios a fim de compor a vitrine de maneira positiva, o que infelizmente algumas lojas nas quais observamos estão deixando a desejar.
Entre ruím, regular e bom, de dez lojas apenas duas receberão um bom conceito. Vale aqui uma dica para os lojistas darem mais atenção as suas vitrines, manter-se informado sobre as tendências e escolher apenas uma proposta para trabalhar a vitrine, não transformando-a num mix de informações.
Por hoje é só, continuaremos com a pesquisa, e em brebe novo post.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tendências Inverno 2011 - Parte 2


O inverno 2011 traz os Maxi Pulls como febre, utilizados com cintos finos para reduzir o aspecto volumoso e saltos altos.
Amei a combinação da coleção de John Galliano para Christian Dior com vestidos leves de musselina, sofisticado e com toque romântico ao mesmo tempo aliados aos casacos oversizeds.



Glossário de Moda

Este glossário de moda também pode ser usado como referências para o inverno 2011, fazendo parte de tecidos, estampas, peças, temas apresentados nas passarelas internacionais.


Tweed: Tecido de lã, com aspecto áspero, grosso.
Ombré: Efeito degradê



Pied Poule: Estampa clássica, do francês pé de galinha.
Flight Jackets: Jaquetas estilo aviador.



Gola Oversized: Golas grandes, super volumosas.
Leg Warmers: Polainas, que veio de diversos comprimentos chegando até os joelhos e muito trabalhadas para o inverno 2011.
Cropped: Corte curto dos casacos, tendência muito forte também.



Clochard:Calça com volume na cintura.
Bauhauss: Precisão Geométrica.
Jod Phur: Calça com volume no quadril.
Maxi Pull: Tricôs grandes, febre!
Chemise: Camisa de mulher.
Glam Rock: Inspiração nas bandas de glam rock, traz brilhos, metalizados, cores.



New Pared: Casaco tipo fraque, nova alfaiataria.
Dsquarred: Universo Vampiresco.
Saia Kilt: Saiote escocês.
Tartan: Quadriculado tipo xadrez.




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tendências Inverno 2011

O inverno 2010 ainda não acabou, mas as tendências para o outono/ inverno 2011 já foram apresentadas nas passarelas internacionais. De fato a moda segue num ritmo cada vez mais acelerado. Com tendências que seguem desde os anos 40,  silhuetas inspiradas em décadas muito femininas como as de 50 e 60, chegando a inspirações marcantes dos anos 70, oferecendo muitas propostas para gostos diferentes. Mas aí vai um breve relato das tendências incluindo paleta de cores, peças, tudo para você manter-se informado e usar como referência para compor seu estilo de acordo com sua preferência.
Aproveitem!

Glamour Conservador

Com a gradual superação da crise econômica internacional a moda feminina traz novas perspectivas, mas ainda sem exageros, o menos é mais. O luxo é marcado ao retorno sutil da qualidade e do estilo clássico. Peles sintéticas, couro, abotoamentos duplos, texturas, mix de materias, o contraste entre força e delicadeza.

 
Com inspiração nos anos 70 a cintura apareceu alta e marcada por cinto, hit da estação, calças de cintura média muito justas em cima, e com leve abertura na barra.




Golas, casacos, corte impecável para uma elegância limpa, minimalismo, expressionismo abstrato, bauhauss, marcando atemporalidade.




Tom sobre tom de nudes, modermo mas perigosos para alguns tons de pele, que podem ser apagados com algumas tonalidades. 




Paleta de Cores Outono Inverno 2011

Nudes: Band-Aid, Caramelo, Biscoito.
Cinzas: Grisalho, Gelo.
Azuis: Cobalto, Azul Esverdeado, Petróleo.
Marrons: Trufa, café, chocolate, capuchino.
Vermelhos: Pimenta, Cereja.
Rosas: Blush, Rosé.
Verdes: Militar, aspargo, Kaki.
Amarelo: Diversos tons até o dourado.
Roxo: Violeta, ameixa, beringela.
Metalizados: Dourado, Ouro Branco, Bronze e pouco Prata.
P & B: Combinação clássica de Preto e Branco.



domingo, 8 de agosto de 2010

Apresentação de boas vindas!

Este espaço é destinado à todos que gostam de um toque charmoso nas mínimas coisas, valorizando os momentos da vida, como sempre embrulhar lindamente o presente mais simples.

Aqui apresentarei as principais tendências da moda, atualidades e trabalhos desenvolvidos no IF-SC, campus Araranguá.

Com um design simples e sofisticado a intenção é garantir uma maneira prazerosa de ficar por dentro das principais novidades no mundo da moda.